Sabor da Costa Costa da Lagoa Cardápio Localização Reservas/Contato
 

Costa da Lagoa

right aligned imageA Costa da Lagoa é uma localidade da Ilha de Santa Catarina, parte de Florianópolis, capital do estado brasileiro de Santa Catarina, situada ao oeste da Lagoa de Fora, que é a parte norte da Lagoa da Conceição. Com relevo acidentado, o único acesso por terra é através de caminhos que a ligam à Freguesia da Lagoa, passando pelo Canto dos Araçás, ao Saco Grande, passando pelas montanhas, e ao Ratones, também pelas montanhas, em sua parte mais baixa. É ao longo do caminho que leva à Freguesia que sempre se distribuíram as casas dos moradores e, atualmente, dos novos habitantes: os que buscam a calma da localidade. No percurso dos 5 km do caminho encontram-se pontes, escadarias, rampas e outras obras onde a engenharia dos antigos habitantes desenvolveu trabalhos que ainda hoje, à mercê das intempéries, estão servindo como única via de acesso terrestre à sede do Distrito da Lagoa. Outra forma de acesso à Costa são as embarcações, por exemplo, baleeiras que fazem a linha Freguesia-Costa e Parque do Rio Vermelho-Costa.

Ecologia
Em 1715, os moradores da Ilha de Santa Catarina apresentavam a "Sua Majestade" uma petição em que denunciavam a devastação das matas da ilha por inúmeros navios que se abasteciam de lenha e madeira, cuja presença nestas partes era frequente. Afirmam diversos pesquisadores da botânica insular que as matas da Costa da Lagoa apresentam em suas escarpas, muitas de difícil acesso, excelente amostra da exuberância de nossas matas no início da colonização. Ainda podem-se encontrar ali variadas espécies de madeiras como a canela, cedro, etc, aves como a gralha-azul, o aracuã, pica-paus, tangarás, tucanos e pombas, além de animais como macacos, tamanduás, tatus, e raras lontras, já observadas por moradores locais.

História
right aligned imageSéculos de ocupação da Costa deixaram marcas que são documentos vivos do caráter desta ocupação. Ao longo do caminho que leva à Freguesia da Lagoa, os sobrados, engenhos, casarões e ruínas surgem em meio a mata ou em pequenos agrupamentos de casas. Porém, quando da abolição da escravatura, deixou de haver abundância de mão de obra e, como havia entre os brancos um certo preconceito contra o trabalho braçal, começou a ocorrer certa decadência da região. Após alguns anos tornou-se patente o efeito do êxodo para outras regiões. A população remanescente da Costa passou a se dedicar quase que exclusivamente à pesca, com uma ou outra roça de feijão, mandioca, aipim ou cana e colhendo, dos pomares que já existiam, o café, a bergamota e a laranja. Com a diminuição da produção de mandioca os engenhos ficaram abandonados, muitos apodrecendo no tempo. Sem produção de cana desapareceram os alambiques, moendas e o barulho de rodas d'água dos engenhos. Atualmente o lugar é dos mais visitados da região, principalmente por causa de seus restaurantes, pequenas praias, trilhas ecológicas e cachoeiras.

O acesso à Costa da Lagoa pode ser feito através de trilha ou barco que saem da Lagoa da Conceição. Seu contorno é irregular com curvas e pequenas pedras ou pontas de terra desenham e espelham o fundo da lagoa. É um local onde o rural e o urbano se misturam, e que a maioria das casas tem trapiches. A Costa da Lagoa esconde histórias de bruxas que, segundo as lendas, habitaram a região em tempos remotos. Talvez deva-se a isso a magia exuberante das águas, das matas e das pequenas casas que encantam os visitantes. Há opções de comidas típicas.

Como chegar: Saindo do Centro rumo ao Leste da Ilha. Após passar o Morro da Lagoa, decidir se vai fazer o acesso através de trilha, com saída do Canto dos Araças. Ou fazer através de barco, onde possui um terminal lacustre na Lagoa da Conceição e outro caminho entre a Praia da Barra da Lagoa e Moçambique.

 

 
 
Sabor da Costa | Costa da Lagoa | Cardápio | Localização | Resevas/Contato

Todos os direitos reservados ao Bar e Restaurante Sabor da Costa - 2011